Declarações
Nota de Imprensa
25 de Maio 2024 José Manuel Bolieiro valoriza aprovação parlamentar de propostas de Plano e Orçamento O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou na sexta-feira a aprovação parlamentar das Orientações de Médio Prazo, bem como do Plano e Orçamento para 2024, acrescentando haver agora plenitude de funcionamento de instrumentos de apoios às famílias e empresas açorianas. “Estou muito satisfeito, e quero dirigir uma palavra a todas as açorianas e açorianos, de que agora o Governo tem os instrumentos necessários para fazer o melhor”, sublinhou o governante. José Manuel Bolieiro falava aos jornalistas na sexta-feira, na Horta, no final da semana parlamentar. Sublinhando as alterações vindas de vários partidos e aprovadas na especialidade, o Presidente do Governo vincou que um “Plano e Orçamento devidamente aprovado” representa um avanço na governação na comparação com o regime de duodécimos.
more
Sessão de abertura do IV Curso de Segurança Marítima do Centro do Atlântico (Atlantic Centre)
Nota de Imprensa
27 de Maio 2024 Portugal deve recuperar a sua “vocação atlântica”, sublinha Artur Lima O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, alertou hoje, na Base das Lajes, que Portugal tem de recuperar a sua “vocação atlântica” e sensibilizar a Europa para a sua “dimensão marítima”. “Enquanto país temos o dever de recuperar a nossa vocação atlântica, sensibilizando a Europa para a nossa dimensão marítima e não só para a dimensão continental”, referiu. Para Artur Lima, dada a “continentalização europeia e o alargamento a leste”, Portugal tem “perdido a sua vocação atlântica”, daí que seja tempo de o país e a Europa “agarrarem a oportunidade que o Atlântico representa” e “ultrapassarem este efeito perverso da integração europeia”. “E fazê-lo implica, em primeiro lugar, definir uma visão estratégica para este espaço geográfico que liga as Américas à Europa”, defendeu. “Implica ocupá-lo [Atlântico] com mais inteligência, sabedoria e ambição para aproveitar as potencialidades e os recursos que este oceano tem e para preservá-lo como espaço de cooperação e segurança”, prosseguiu. Artur Lima falava hoje na sessão de abertura do IV Curso de Segurança Marítima do Centro do Atlântico (Atlantic Centre), que decorreu na Base das Lajes. De acordo com o governante, “qualquer estratégia para o Atlântico só faz sentido com uma valorização específica e refletida do arquipélago dos Açores”. Na ocasião, o Vice-Presidente do Governo lembrou que é com os Açores que Portugal “consegue ter uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas (ZEE) do mundo” ou que o país e a Europa conseguem “dispor de um dispositivo de controlo e segurança marítima no espaço euro-atlântico”. Considerando o Centro do Atlântico uma “boa iniciativa” para “revalorizar o Atlântico”, Artur Lima realçou que este é um “ponto de partida” para o “trabalho de repensar a projeção de Portugal enquanto país desta região geopolítica mundial”. O IV Curso de Segurança Marítima do Centro do Atlântico decorre até 31 de maio, na Base das Lajes, subordinado ao tema da "Pesca ilegal, não declarada e não regulamentada no Atlântico". O curso conta com a participação de especialistas e auditores de países e organizações ligadas à segurança marítima e à regulação e controle das pescas, de toda a bacia atlântica. Com uma adesão superior às edições anteriores, participam este ano 42 auditores e 21 oradores.
camera detail
more
Sessão de encerramento da segunda edição do CanSat Junior Açores
Nota de Imprensa
26 de Maio 2024 Ecossistema espacial nos Açores tem de ser desígnio autonómico, realça Paulo Estêvão O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, defendeu na noite de sábado, em Santa Maria, que o ecossistema espacial nos Açores tem de ser um “desígnio autonómico e não partidário”. Falando em Vila do Porto, na sessão de encerramento da segunda edição do CanSat Junior Açores, o governante sublinhou que se começam a ver “resultados muito significativos” nesta matéria, cerca de 20 anos após o tema ter chegado ao Parlamento dos Açores envolto na “descrença” de alguns. “O importante é que se mantenha este espírito de unidade sobre um ecossistema espacial açoriano, que estejamos unidos no grande objetivo do desenvolvimento desta indústria. Vamos aguardar. Nos próximos meses podemos ter boas notícias”, adiantou ainda. Sobre o CanSat Junior, Paulo Estêvão valorizou o trabalho de docentes e alunos, destacando o “empenho e entusiasmo” nos dias passados em Santa Maria. “Parabéns a todos pelo nível alcançado”, disse, dirigindo-se a todas as equipas e também aos elementos da organização – o evento foi ganho por jovens de uma turma da Madalena, no Pico, que irão participar agora no evento nacional do CanSat Junior, a decorrer em Bragança. O CanSat Junior Açores contou com a participação de 13 equipas de sete ilhas do arquipélago, movimentando cerca de uma centena de alunos e professores. Este evento enquadra-se no eixo prioritário Divulgação, Educação e Cultura Científica para o Espaço, da Estratégia dos Açores para o Espaço, como área de intervenção para a criação de gerações de Açorianos e Açorianas atentos ao setor das STEM (ciências, tecnologias, engenharias e matemática), direta ou indiretamente ligados ao setor espacial, contribuindo para dar resposta às exigências em termos de qualificação que o setor exige, e para o crescimento do ecossistema espacial dos Açores. O Cansat Junior Açores é organizado pelo Governo dos Açores em parceria com a delegação portuguesa do European Space Education Resource Office (ESERO Portugal), a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, contando com o apoio de diversas entidades locais, nacionais e internacionais. Um CANSAT é um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante - o nome vem da palavra em inglês para lata, "CAN", e da abreviatura "SAT", para satélite. Nesta competição, os estudantes são desafiados a integrar todos os sistemas base de um satélite neste volume reduzido, nomeadamente a sua antena (emissora), bateria e sensores.
more
Comissariado dos Açores para a Infância assinala Dia Mundial da Criança com conferência sobre Práticas Educativas - cartaz
Nota de Imprensa
25 de Maio 2024 Comissariado dos Açores para a Infância assinala Dia Mundial da Criança com conferência sobre Práticas Educativas A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, através do Comissariado dos Açores para a Infância (CIA) promove, no próximo dia 28 de maio, a conferência “Práticas educativas sensíveis à vinculação”, pela professora Dora Pereira. Esta iniciativa assinala antecipadamente o Dia Mundial da Criança que, como habitualmente, congrega várias atividades lúdicas, desportivas e culturais por todas as parcelas da Região. A conferência tem lugar no anfiteatro VIII da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, entre as 9h30 e as 11h30, e conta com transmissão ‘online’, de modo a chegar a todo o público interessado. O tema “Práticas educativas sensíveis à vinculação” aborda o impacto do sistema de vinculação na aprendizagem e tem como objetivos a promoção de relações positivas e significativas com os alunos, a diminuição de comportamentos desviantes e antissociais e o aumento do sucesso escolar. Este evento destina-se a todos os profissionais de infância e juventude, em particular aos docentes, psicólogos, assistentes sociais e outros técnicos superiores que desempenham funções em escolas, ATL e CDIJ. De salientar que esta metodologia inovadora está já a ser implementada na Região Autónoma da Madeira e alguns dos seus resultados serão dados a conhecer durante a conferência. Esta iniciativa insere-se no Plano de Atividades do CAI para o corrente ano.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
24 de Maio 2024 Técnicos dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares da Madeira em visita aos Açores No âmbito do protocolo de colaboração entre o Governo Regional dos Açores e o Governo da Região Autónoma da Madeira (RAM) no campo da agricultura, deslocaram-se esta semana à Região três técnicos dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares daquele arquipélago no sentido de verificar os vários serviços prestados pelo Laboratório Regional de Veterinária. Este intercâmbio visa a evolução das potencialidades humanas, técnicas e científicas para o desenvolvimento de ações de interesse para ambas as Regiões, nomeadamente na área de veterinária, zootecnia e agricultura, principalmente nas áreas de saúde e bem-estar animal, subprodutos, apicultura entre outros, sendo esta a segunda visita de técnicos da administração regional da Madeira aos serviços congéneres da Região Autónoma dos Açores. Pretende-se ainda tirar partido dos respetivos potenciais técnico e científico, estabelecendo sinergias para o desenvolvimento de projetos de interesse comum, nomeadamente nas áreas de investigação e experimentação aplicadas em veterinária, zootécnica, agricultura, saúde e bem-estar animal, subprodutos, apicultura, vitivinicultura, fruticultura subtropical, entre outros. Esta troca de experiências e visitas, que ocorre desde 2022 entre as duas regiões autónomas, permite tirar partido dos respetivos potenciais técnico e científico e implementar estratégias conjuntas e comuns. No âmbito do protocolo, pretende-se estimular o intercambio entre técnicos, produtores agrícolas e outros agentes económicos das duas regiões, dos respetivos setores, com vista à sua valorização profissional, científica e tecnologia, designadamente, proporcionando ações de formação, visitas de estudo e estágios. Deslocaram-se aos Açores a Diretora de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares e duas chefes de divisão desta entidade pertencente ao Governo Regional da Madeira.
more

HomeMapPortlet